Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
04
Ago/20

Bahia finaliza protocolo para reabertura de escolas, mas segue sem data para retorno

O governo da Bahia finalizou o protocolo que prevê a reabertura das escolas no estado, mas ainda não apresentou uma data para que os mais de 800 mil estudantes da rede estadual retornem às salas de aula. 

O calendário de retomada deve começar a ser definido após a Secretaria Estadual de Educação (SEC) obter mais informações sobre a taxa de contágio por Covid-19 entre estudantes, professores e funcionários da rede. 

A análise será feita a partir da testagem de 35 mil pessoas da comunidade escolar em Ilhéus, Itabuna e Jequié, informou o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (4). 

“Nós temos um protocolo de preparação para o retorno, o que não temos é uma data. Quem vai nos dizer a data de retorno serão os indicadores de saúde e segurança para professores, estudantes e funcionários”, destacou o titular da SEC em entrevista ao Isso é Bahia de A Tarde FM e Bahia Notícias. 

Parte do protocolo prevê instalação de pias e dispenser de álcool em gel nas escolas, além da distribuição de máscaras de tecido, acrílico e luvas para a comunidade escolar. Antes do anúncio do retorno, a SEC ainda espera chegar a um consenso com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o movimento estudantil.

Ficou de fora do protocolo de retomada a testagem em massa de todos os estudantes prevista inicialmente pela SEC, explicou Jerônimo: "O Ministério da Educação e o governo federal não ofereceram testes suficientes para que a gente implemente a medida". O governo da Bahia também não terá condições de arcar com os custos da medida, completou o secretário. 

Fonte:Bahia Notícias
()
04
Ago/20

Hoje é dia da "Terça da Verdura" no Grupo Santo Antonio!!!

Fonte:Grupo Santo Antonio
()
04
Ago/20

Assista a primeira edição do Programa do Sigi

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
04
Ago/20

Troque o velho pelo novo. Seu colchão antigo vale desconto na Shabat Colchões

Dê um colchão novo para seu pai... Temos também a cama completa

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

Uma mensagem da PREMIUM CELULARES

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

Shirley Costa: A triste história de Diná

A triste historia de Diná A história de Diná é muito triste. E ela tem tudo a ver com a opressão da mulher, uma chaga social presente no mundo desde o início da vida humana, infelizmente, um dos maiores focos de discriminação das mulheres é a própria família – velhos hábitos demoram a morrer… E um dos mais importantes aspectos da opressão da mulher dentro da própria família é a usurpação do direito dela a ter voz própria.

E a história de Diná me parece ser um exemplo muito triste de como isso é feito. Em Gênesis capítulo 34, versículos 1 a 29. Diná, filha de Jacó, saiu de casa sozinha para ver as “filhas da terra” – possivelmente outras moças da região onde morava. Foi um comportamento estranho, pois as mulheres virgens naquela época nunca saiam de casa sozinhas. Ela foi vista por Siquem, um príncipe da cidade de mesmo nome. E ele aparentemente usou de força para ter relações sexuais com a jovem – a Bíblia usa a palavra “humilhar” para se referir ao que ele fez com Diná.

Mas, depois do ato, Síquem tomou-se de amores pela moça e quis se casar com ela. Hamor, pai do rapaz, foi até Jacó e prometeu um dote pela moça e, mais ainda, ofereceu aliança entre seu povo e a família de Jacó. Durante essa negociação, Diná foi mantida na casa de Hamor (versículo 26).

Simeão e Levi, irmãos de Diná, responderam que somente poderiam consentir no casamento se Siquem e todos os demais homens da sua cidade fossem circuncidados. Hamor concordou e assim foi feito. Aproveitando-se do período de convalescença dos habitantes da cidade de Siquem, após a dolorosa cirurgia, Simeão e Levi mataram todos os homens e pilharam seus bens.

Levaram Diná de volta para a casa de Jacó, onde ela terminou seus dias, de forma melancólica. Pois, não sendo mais virgem, não podia se casar com outro homem e quem queria se casar com ela, Siquem, tinha sido morto. A interpretação tradicional dessa história apela para a sociologia dos clãs. A cultura daquela época se baseava no princípio da força – quem podia mais, chorava menos.

Então, para ter alguma segurança, as pessoas passaram a se organizar em clãs. Dentro de um clã, todos os homens eram obrigados a defender e vingar as afrontas sofridas por qualquer membro do grupo. E ao fazerem parte de um clã, as pessoas se sentiam mais protegidas. Portanto, atacar uma pessoa significava provocar a ira de todo o seu clã.

A chave de tudo era a capacidade do clã de reagir às ofensas, já que não fazer isso demonstrava fraqueza, tornando a sobrevivência do clã ameaçada. Portanto, quando um clã tomava vingança por uma afronta, o objetivo não mais do que punir a ofensa em si, mas também demonstrar força para os inimigos. A violência contra as mulheres do clã, como o estupro de uma virgem, era uma ofensa particularmente grave. E é nesse contexto que a história acima precisa ser analisada. A reação exagerada de Simeão e Levi teria servido como demonstração que o clã de Jacó não estava indefeso. Mas, essa história admite uma leitura completamente diferente: tratou-se de um caso de amor proibido.



O casal Diná e Siquem teria tentado “forçar a barra” para conseguir o consentimento da família da moça para seu casamento. E essa versão parece explicar bem melhor os fatos ocorridos. Primeiro, a saída de Diná para ver as “filhas da terra”. Esse foi um ato de enorme imprudência de Diná e só faz sentido se ela fosse muito imprudente, coisa pouco provável numa mulher daquela época, ou se tivesse um objetivo secreto em mente: encontrar-se com Siquem e dar início ao processo que levaria ao seu casamento com ele. Vale lembrar que nenhuma das palavras usadas no texto da Bíblia pode ser traduzida exatamente como “estupro”.

A palavra usada – “humilhar” – refere-se a qualquer relação sexual ilícita, como a que houve entre os jovens, pois eles não eram casados. E isso não significa que tenha havido um estupro de fato. O amor repentino de Siquem não faz muito sentido depois de um estupro, mas tem toda lógica na versão do amor proibido. Nessa segunda hipótese, Siquem já amava Diná em segredo e depois que a relação dos dois se tornou pública, ele demonstrou seus sentimentos e implorou ao pai que conseguisse a mão da moça em casamento.

O fato da moça ter sido mantida na casa de Siquem durante as negociações entre as famílias, também fala muito a favor da hipótese de um amor proibido. Se tivesse havido um estupor de fato, a tendencia de Diná teria sido correr de volta para a casa do pai. Existe um importante aspecto a ser considerado, que não costuma ser considerada nas análises tradicionais: a voz da própria Diná nunca foi ouvida.

Em momento nenhum os irmãos a consultaram para saber qual seria sua vontade, muito menos pensaram no que teria sido melhor para ela. Pelo contrário, quando mataram Siquem, eles tiraram de Diná qualquer possibilidade de reconstruir a vida e a condenaram a viver como morta-viva na casa paterna. Um horror. E não podemos esquecer que o próprio Deus condenou a atitude dos irmãos de Diná e os puniu com a perda do direito de primogenitura (Gênesis capítulo 49, versículos 5 a 7).

É claro que a sociedade da Bíblia era muito mais machista do que a sociedade atual. Mas a opressão à qual Diná foi submetida continua a ocorrer, não pelas mesmas razões, é claro, e certamente não da mesma forma. Mas o problema continua presente. O pior é que, muitas vezes, as mulheres são as primeiras a dar apoio ao processo que as vitimiza. Isso porque se sentem inferiores – talvez por terem menos estudo) e/ou experiência – ou mesmo por terem sido educadas para deixar as grandes decisões para os homens.

Nós, cristãos, precisamos aprender a reconhecer essas situações e conseguir dizer não para elas. Lutar para que todos, homens e mulheres, sejam tratados da mesma forma e tenha seus seus direitos reconhecidos. Afinal, perante Deus, todas as pessoas são consideradas iguais e têm o mesmo valor. (texto extraído do site https://www.sercristao.org)

Att. Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
04
Ago/20

West Burguer. Churrascaria com Buffet por quilo. A melhor de LEM

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes nos Correios



A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, 4 de agosto, doze mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação Postal Off, que visa desarticular uma organização criminosa que subfaturava valores para a postagem de cartas comerciais.

O esquema conta com a participação de sete funcionários dos Correios e de um empresário titular de agências franqueadas da estatal.

No esquema, cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido, provocando prejuízos à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que ajudou nas investigações da PF.

De acordo com a PF, o esquema criminoso causou um prejuízo ao patrimônio público estimado em R$ 94 milhões.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo, Praia Grande e São Vicente, no estado de São Paulo, além do Rio de Janeiro, em residências de investigados e endereços dos Correios.

Também foram expedidos mandados de afastamento de funcionários dos Correios de suas funções e medidas cautelares que determinam aos investigados restrições ao direito de ir e vir, bem como o compromisso de comparecimento a todos os atos do inquérito policial e de eventual processo criminal.

Com informações, Agência Brasil.

Fonte:Marcos Rocha/Conexão Política
()
04
Ago/20

‘Conseguimos não só achatar, mas esmagar a curva’ de crescimento do coronavírus, anuncia secretário


Na imagem, o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas

O secretário de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, afirmou, em entrevista à rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (4), que a Bahia “esmagou” a curva de crescimento do novo coronavírus.

“Conseguimos não só achatar, mas esmagar a curva. A taxa de mortalidade é a menor do Brasil, o que foi um esforço imenso do governo. Um exemplo de colaboração e de espirito publico”, disse.

“A Bahia é uma referência mundial de combate à Covid-19”, ressaltou o titular da Sesab.

Fonte: Política Livre
()
04
Ago/20

Cardápio de hoje do Restaurante do Super Mais Supermercado

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

As passarelas de LEM... O povo está usando?

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
04
Ago/20

Supermercado Barateiro. O pioneiro do Santa Cruz

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

Venha para a Churrascaria Portal - Clube Rio de Pedras

Fonte:Publicidade
()
04
Ago/20

Na LOCALIZE você tem uma gestão total de seu veículo ou frota pelo Aplicativo

O sistema da LOCALIZE é considerado o melhor e mais avançado do mercado na área de Rastreamento e Monitoramento veicular.  No nosso aplicativo você consegue visualizar todos os veículos no mapa, além de ter a gestão completa com controle de abastecimento, cadastro de limite de velocidade, cerca eletrônica, alerta de acionamento de ignição, deslocamento indesejado, controle de hodômetro e horimetro e manutenção dos veículos.

Seja uma cliente LOCALIZE. Ligue para nossos representantes e agende uma visita. Em Luís Eduardo, ligue: 77 9.9866-6500 (Shirley). Em Barreiras ligue: 77 9.9903-4888 (Nilson) e 9.9835-0202 (Auricelio).

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Ago/20

Com os devidos cuidados, comércio de Luís Eduardo segue na ativa

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
04
Ago/20

Vende-se uma fazenda em LEM

Vende-se uma fazenda de 100 hectares as margens da BR 242/020. Cerca de 10 km do centro de LEM.

Vizinha à Fazenda Galvani.

Contato: 77 9.9805-8550 (Isac)

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
04
Ago/20

Barreiras terá toque de recolher as 18h


Rui Costa "descobriu" que o vírus em Barreiras pega entre as 18h e 5h

O governador Rui Costa determinou novo horário para o toque de recolher na cidade de Barreiras. A decisão publicada nesta madrugada no diário oficial do estado, determina que a partir das 18h e estará proibido a circulação de pessoas nas ruas da cidade.

A restrição começa a valer já nesta terça-feira e vai até o dia 11 deste mês. Será permitido apenas a circulação de pessoas que trabalham na área de saúde ou atividades afins.

Fonte: Da Redação do Blog do Sigi Vilares
()
04
Ago/20

Quer comprar barato de verdade?? Vem pro Marabá

Fonte: Publicidade
()
03
Ago/20

Barreiras registra 39 casos de COVID-19 nesta segunda-feira, 3

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 18 (dezoito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 08 (oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 29 e 79 anos e 10 (dez) pessoas do sexo masculino com idades entre 17 e 53 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 75 (setenta e cinco) resultados, sendo que 36 (trinta e seis) testaram negativo e 39 (trinta e nove) testaram positivo. Os 36 (trinta e seis) casos que testaram negativo trata-se de 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 85 anos e 15 (quinze) pessoas do sexo masculino com idades entre 18 e 79 anos.

Já os 39 (trinta e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 23 (vinte e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 59 anos. Destas, 14 (quatorze) são sintomáticas, sendo 03 (três) profissionais de saúde, 06 (seis) tiveram contato com casos confirmados, sendo 03 (três) profissionais de saúde e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta, sendo (01) um profissional de saúde. E 16 (dezesseis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 69 anos. Destes, 14 (quatorze) são sintomáticos, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 02 (duas) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (uma) profissional de saúde. Dos 39 (trinta e nove) casos positivos, 26 (vinte e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 35 (trinta e cinco) dos 36 (trinta e seis) que testaram negativo, totalizando 61 (sessenta e um) que não foram diminuídos dos 336 (trezentos e trinta e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.732 (um mil setecentos e trinta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 869 (oitocentos e sessenta e nove) estão recuperados, 813 (oitocentos e treze) estão em isolamento domiciliar, 20 (vinte) estão internados e o município registra 30 (trinta) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 340 (trezentos e quarenta).

Barreiras contabiliza hoje 7.058 (sete mil e cinquenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.905 (mil novecentos e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
03
Ago/20

Rui Costa aciona Carla Zambelli na Justiça



O governador Rui Costa (PT) rebateu a deputada federal Carla Zambelli (PSL), que o acusou de mentir ao negar o recebimento de recursos federais na pandemia de Covid-19 e espalhar fake news contra ela utilizando a imprensa baiana. De acordo com o governador, Zambelli terá que responder à Justiça.

“Não vou responder a deputada nem a ninguém que usa a internet para difundir fake news, mentira, calúnia ou ataques. Alguns nesse país trabalham. Outros passam 24h por dia usando rede social para falar mal dos outros. Pra essas pessoas que não trabalham e usam rede social para falar mal dos outros eu contratei um advogado para cuidar dessas questões”, disse Rui em entrevista ao Varela Notícias.

“Inclusive, fui atacado mais uma vez por uma liderança religiosa, que ao me atacar cometeu outro crime, de preconceito, discriminação contra outras religiões”, acrescentou.

O Varela ainda lembra que na Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) afirmou que a deputada mentiu ao afirmar que o Governo Federal teria repassado R$ 831 milhões para o Governo do Estado da Bahia investir na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Fonte:Política Ao Vivo
()
03
Ago/20

Faça agora o vestibular online da Faculdade Dom Pedro e ganhe bolsa de 50%

Fonte:Publicidade
()
03
Ago/20

Promoção da Semana na CASTSEG

Fonte:Publicidade
()
03
Ago/20

ORIX Engenharia... Construindo sua credibilidade desde 1998

Fonte:Publicidade
()
03
Ago/20

Bombeiros apaga incêndio de carro, em LEM









Na manhã desta segunda-feira, 3, por volta das 10h30, um veículo Fiat Fiurino pegou fogo na Rua 10, no bairro Residencial 90, na cidade de LEM.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi solicitada e debelou as chamas, com êxito.

O proprietário do veículo não informou o motivo do incêndio.

Fonte: Reportagem de weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
03
Ago/20

Nota de falecimento

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comunica, com pesar, o falecimento de Jorge Portugal, por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição.

A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração.

Fonte:
()