Blog do Sigi Vilares - 5 Anos

  Destaques
  TV Sigi
  Classificados
  Desaparecidos
  Curta nossa pagína
  Publicidades
02
Mai/13

MP move ação contra empresa de alimentos por prática de trabalho escravo em Barreiras

O Ministério Público do Trabalho (MPT) deu entrada nesta terça-feira (30) em uma ação civil pública contra a empresa Mauricéia Alimentos, acusada de escravizar trabalhadores em Barreiras, no oeste da Bahia. Fiscais do órgão resgataram, no último dia 12, 29 pessoas que trabalhavam em condições subhumanas e sem registro oficial, em uma granja da companhia avícola no município.

Assinada pelo procurador-geral do trabalho, Luis Camargo, a ação pede que a Justiça trabalhista determine o pagamento imediato de indenização aos trabalhadores. Se condenada, a empresa também deverá arcar com os custos para que todos voltem às suas cidades de origem.

Segundo o MPT, o grupo, que foi encontrado em uma operação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério do Trabalho e Emprego, era obrigado a cumprir carga horária de 14 horas diárias, sem equipamentos de proteção, condições de higiene, acesso a sanitários e água potável. Esta não é a primeira vez que a Mauricéia Alimentos é processada por uso de mão de obra análoga à escravidão.

Em 2010, a companhia assinou um documento, no qual se comprometia a garantir as condições necessárias de saúde e segurança para seus empregados.

Fonte:Bahia Notícias com foto do Jornalismo livre
()
01
Mai/13

Casa de Passagem José Vicente é inaugurada


Dr. André Bandeira e Dr. George Elias. Fotos: Nei Vilares/Blog do Sigi Vilares

Na noite de ontem, terça-feira, 30, a AMA (Associação de Moradores do Aracruz), através do seu presidente Diego Alves de Souza, entregou a população de Luís Eduardo Magalhães a Casa de Passagem José Vicente da Silva.



A cerimonia de inauguração contou com presenças ilustres como os promotores de justiça da cidade, Dr. André Bandeira e Dr. George Elias; o Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito, Dr. Claudemir Pereira. prefeito Humberto Santa Cruz, entre outras personalidades e autoridades da cidade que também marcaram presença.


Aparecida de Fátima, esposa de Josè Vicente

Muitos fizeram uso da palavra, como os familiares do saudoso José Vicente da Silva. "Meu esposo foi um homem íntegro, honesto e lutador. Deus me deu a honra de viver ao seu lado por anos. Ele é merecedor de todas as homenagens possíveis", declarou a senhora Aparecida de Fátima da Silva, viúva de José Vicente que atuou no conselho tutelar e se destacou com um grande defensor dos direitos das crianças e dos adolescentes.


Oração em prol das crianças



Um dos momentos que marcaram a noite foi a oração feita por todos em prol das crianças, o pastor Leomário Rodrigues Silva, presidente da AMELEM pediu que todos dessem as mão em forma de união.


Crianças do projeto Cidadão do Futuro

As crianças do projeto Cidadão do Futuro, da AMA, também deram um show cantando e foram aplaudidas de pé.

O projeto de construção comandado pela pedagoga Valdirene Aragão, ficou orçado em aproximadamente R$ 450 mil.

"Se não tivéssemos contado com uma comissão de construção unida e disposta a trabalhar, não teríamos conseguido. Foram varias doações, de vários órgãos e pessoas. A todos, muito obrigada", agradeceu Valdirene.


Presidente da AMA, Diego Alves

No final o presidente da AMA, Diego Alves, agradeceu a todos que o ajudaram na conquista. “Em pouco mais de um ano, conseguimos. Pegamos um terreno e estamos entregando um prédio como esse. Não foi fácil, mas juntamente com minha diretoria e os nossos parceiros que são muitos, conseguimos".



Após a cerimonia, os presentes foram convidados a conhecer a casa, ao som da fanfarra municipal.

Fonte:Repórter Nei Vilares, repórter Nei Vilares/Rádio Cultura/Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Central de Estudos para concursos informa:

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Dr. Rivaldo assume amanhã a 11ª COORPIN

O delegado titular da delegacia de polícia de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Dr. Rivaldo Luz, assume amanhã, quinta-feira, 2, a coordenação da 11ª COORPIN (Coordenadoria de Polícia do Interior).

Dr. Rivaldo Luz fica no cargo até o dia 16, quando o titular do cargo, o delegado Dr. José Resende, retorna das férias.

Fonte:Blog do Sigi Vilares - Foto Arquivo: Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Hoje tem chopp dobrado na Antonietta

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Comando do 10º BPM promove café da manhã com a imprensa em Barreiras


Comando do 10°BPM e parte da imprensa que participou do encontro


Major Uzêda apresenta a mesa do café da manhã


O comando apresentou números das diversas ações da polícia militar na região



O comando do 10°BPM ofereceu a imprensa na manhã desta terça-feira, 30, um delicioso café da manhã.  O objetivo do encontro, segundo o comandante Osival, é aproximar cada vez mais os órgãos de imprensa e a polícia militar visando uma melhor divulgação das ações da polícia militar.

Todos os órgãos de imprensa de Barreiras foram convidados.

Estiveram presentes no encontro: Rádio Vale, Rádio Barreiras, Jornal Novo Oeste, Oeste Mania, Blog do Sigi, Blog o Barreirense, dentre outros.

O comandante do 10º BPM, tenente coronel Osival, e o subcomandante, Major Uzêda, apresentara, números relacionados às diversas ações da PM em Barreiras e LEM, além dos outros municípios que estão na área de atuação do comando.

Uma ótima iniciativa da polícia militar.

Fonte:Repórter Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Você não pode perder!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Homem é encontrado morto na zona rural de Barreiras


Povoado de Mangabeira. Fotos: Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares

No início da tarde desta terça-feira, 30, a delegacia de homicídio da polícia civil de Barreiras foi informada por moradores do Povoado de Mangabeira, zona rural de Barreiras, cerca de cinquenta quilômetros da sede do município, que naquela localidade havia um corpo em meio em um matagal.

Duas equipes das policias civil e técnica se deslocaram até a localidade para apurar a denúncia.

Por volta das 17h os policiais chegaram até o Sitio do senhor Martinho, no povoado já citado, onde foi localizado o corpo de um homem identificado como sendo Orlando Pereira de Santana de 54 anos, morador do mesmo povoado.


O corpo de Orlando


A equipe da polícia técnica

O corpo que já estava em estado de decomposição apresentava pelo menos cinco perfurações provocadas por um objeto cortante, tendo a vitima sido golpeada na altura do abdome, costas, abaixo das axilas “lado direito”, e pescoço.

Orlando ainda teve três dedos da mão direita e três dedos da mão esquerda e todos os dedos do pé esquerdo decepados.

Não há testemunhas do crime, já que o proprietário do sítio, o senhor Martinho de 96 anos, não estava em sua propriedade no dia em que Orlando foi morto.

Segundo familiares da vítima, Orlando nasceu e se criou no povoado e era conhecido por todos e que jamais se envolveu em nenhuma desavença com ninguém. Orlando, ainda de acordo com os familiares, era uma pessoa tranquila e ainda possuía deficiência mental.

A polícia técnica acredita que, Orlando pode ter sido morto na sexta-feira, 26. A polícia civil já investiga o caso e espera elucidá-lo o mais breve possível.

O corpo de Orlando Pereira foi removido para o IML de Barreiras.

Fonte:Repórter Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Rede de Postos 90, tem sempre um perto de você!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Só quem é líder tem o melhor para você!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

O novo endereço de sua empresa

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

A notícia em foto



O nosso repórter Edvaldo Braga fotografou o cartaz acima na sessão de ontem, terça-feira, 30, na Câmara de Vereadores de LEM.

Os moradores estão revoltados com o poder público municipal que não cumpriu o prazo de 60 dias para a retirada do lixão do bairro Cidade Universitária.

O prazo venceu na última sexta-feira, 26.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Corregedoria realiza audiência pública em Luís Eduardo Magalhães


A Corregedoria das Comarcas do Interior se reuniu com a população em adiência pública e posteriormente advogados e Ministério Público. Fotos: Claudio Foleto

Ontem, terça-feira,30, no auditório do Fórum municipal às 10h, a Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), instaurou uma Correição Geral Extraordinária em todas as unidades cartorárias judiciais e extrajudiciais do município de Luís Eduardo Magalhães. O corregedor das Comarcas do Interior,  senhor desembargador Dr. Antonio Pessoa Cardoso, presidiu o encontro que reuniu o Ministério Público, Poder Judiciário, imprensa,  classe dos advogados, classe empresarial, estudantes de direito e população em geral.

O encontro teve como foco, as questões sobre o dinamismo das atividades judiciárias na cidade. A CCI já visitou 170 municípios baianos e Luís Eduardo Magalhães foi escolhida, para realizar o Mutirão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sendo que a CNJ é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.


O desembargador Dr. Antonio Pessoa Cardoso, concorda que o ritmo do judiciário é muito lento.

De acordo com o senhor corregedor, desembargador Dr. Antônio Pessoa Cardoso, a missão é descobrir no município os erros que estão sendo cometidos no judiciário municipal e levar para serem discutidos nesse Mutirão da CNJ.

Atualmente o governo municipal supre a necessidade do quadro de funcionários do judiciário, utilizando quase 40 servidores públicos. Trabalhadores que poderiam estar atuando no corpo administrativo de outros órgãos municipais, como escolas e postos de saúde. A prefeitura também coopera com funcionários para o Departamento Regional de Trânsito (Retran), Ponto Cidadão, a Polícia Civil e Militar e daqui alguns dias iniciará as atividades com a  Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


Humberto Santa Cruz afirma que o município sempre que necessário, ajudará qualquer entidade que ajude a população

O município precisa dessas pessoas, porém não deixa de ajudar  as esferas que auxiliam a população. Por mais que sejam lotados no município, não existe interferência política nas atuações profissionais dos trabalhadores no sistema judiciário de Luís Eduardo Magalhães.

Resultados para população - O senhor corregedor, desembargador Dr. Antônio Pessoa Cardoso, afirma que “Luís Eduardo Magalhães será o primeiro município a ser implantado o Mutirão do CNJ”. De fato é positivo, portanto  é interessante que a população consiga desfrutar deste processo. O prefeito Humberto Santa Cruz, relatou, “ a prefeitura poderia construir duas escolas, com os recursos investidos”.

Luís Eduardo Magalhães é uma cidade dinâmica, depende  com muita intensidade dos serviços do judiciário. De acordo com o senhor corregedor, desembargador Dr. Antônio Pessoa Cardoso, “ deveria ter no mínimo 60 servidores do judiciário, temos menos de seis, além de mais de 14.000 processos. Com a quantidade de juízes atuando, seria necessário 58 meses para analisar somente esses processos. Situação crescente e assistência para a população decrescente.


De acordo com o presidente da Acelem, Carlinhos Pierozan, as empresas estão sendo prejudicadas

O sistema acaba ficando moroso e as atividades não se desenvolvem. Existem processos que não podem esperar por muito tempo, sendo assim, a ação perde o objeto. De acordo com Carlinhos Pierozan, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), “os empresários estão sendo prejudicados pela lentidão dos serviços do Poder Judiciário”.


A classe dos advogados sofre com a decisão que não atinge seus objetivos,diz Carlos Cabrini presidente da OAB de LEM

Advogados pedem ajuda - Até mesmo a classe de advogados é prejudicada com as decisões  que não atingem seus objetivos. Carlos César Cabrini, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Luís Eduardo Magalhães, desabafou, “nossa classe está pedindo socorro, precisamos que a corregedoria nos ajude. Para fazer uma simples atividade, reconhecer firma, em determinados dias o cidadão demora horas”.

O município precisa de juízes. Muitos advogados desanimados querem ir embora do município, pois não conseguem desenrolar as atividades de seus clientes. O governo municipal confia que o Mutirão do Conselho Nacional da Justiça, irá trazer resultados concretos para a população.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
01
Mai/13

PRF apreende carga ilegal de carvão vegetal que vinha para Luís Eduardo


A carga de carvão estava escondida no caminhão baú

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Barreiras, apreendeu no início da noite desta terça-feira, 30, por volta de 18h30, em frente ao Posto PRF uma carga de carvão vegetal que estava sendo transportada escondida dentro de um caminhão baú com destino a cidade de Luís Eduardo Magalhães sem nenhum tipo de comprovação de origem.

A carga de cerca de 36 metros cúbicos de carvão, pesando aproximadamente 10 toneladas, foi apreendida pelo IBAMA juntamente com o  veículo e ficaram retidos na delegacia 10/10 da PRF.

O condutor do caminhão foi encaminhado ao complexo policial onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e depois liberado.

Fonte:Repórter Naldo Vilares com informações e foto da Polícia Rodoviária Federal
()
01
Mai/13

Vendedora assaltada no Mimoso I

A vendedora RGS foi assaltada na noite desta terça-feira, 30, por volta de 21h, na rua Senhor do Bonfim, no bairro Mimoso II, na cidade de LEM.

Dois elementos armados abordaram a mulher e deram voz de assalto. Eles roubaram diversos objetos entre celulares, documentos, cheques de clientes e a quantia de R$ 300.

Depois, os bandidos fugiram no carro da vendedora.

Policiais Militares, que faziam rondas pelo bairro, foram comunicados do ocorrido e iniciaram várias diligências para deter os marginais que perceberam a ação dos policiais e abandonaram o veículo.

A polícia militar fez a entrega do carro a sua proprietária que procurou a delegacia de polícia para relatar o caso.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Polícia Civil prende homem com drogas no Santa Cruz


A droga apreendida com Danilo

Os delegados Rivaldo Luz e Leonardo Almeida e o investigador Miguel Pereira prenderam no início da noite desta terça-feira, 30, por volta de 19h30, na rua Guanambi, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM, Danilo Batista Dourado, de 31 anos. Em seu poder, os policiais encontraram nove trouxinhas de cocaína, uma pedra de crack.

Danilo conduzido para a delegacia de polícia onde está a disposição da justiça.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Polícia Militar prende homem com droga e cheques roubados no Santa Cruz

Policiais Militares da ROCAM da 5ª CIA de LEM, sob o comando do soldado PM Costa, com o apoio da guarnição comandada pelo soldado PM Chacal Alves, prenderam na tarde desta terça-feira, 30, na avenida Enedino Alves da Paixão, no bairro Santa Cruz, Moisés Lima da Silva, de 31 anos.

Moisés estava de posse de três pedras de crack duas folhas de cheques roubadas. O mesmo foi conduzido para a delegacia de polícia onde ficou a disposição da justiça.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Você nunca esteve tão bem longe de casa

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Faça seguro com quem entende

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
01
Mai/13

Quarta e Quinta tem chopp dobrado na Antonietta

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
30
Abr/13

Luís Eduardo Magalhães precisa de médicos

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está contratando médicos para atuar na rede municipal de saúde. O município dispõe de vagas paraClínico Geral para trabalhar em Programa de Saúde da Família (PSF) com carga horária de 40 horas semanais e Clínico Geral ou Emergencistacom atuação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), plantão 24 horas.

Interessados enviar currículo com urgência, para o e-mail [email protected] ou ligar para o telefone (77) 8835 1509.
Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
30
Abr/13

LEM ganha hoje Casa de Passagem da Criança e do Adolescente


Casa de Passagem José Vicente da Silva, um sonho que se tornou realidade


Interior da casa


Últimos retoques


Quarto das meninas sendo montado


Quarto dos meninos


Delmar Valansuelo, diretor da Rádio Cultura

Está marcada para as 18h desta terça-feira, 30, a inauguração da Casa de Passagem José Vicente da Silva. Localizada na rua Irará, no bairro Santa Cruz, a casa está sob a responsabilidade da AMA e de seus parceiros e atenderá crianças e adolescentes em situação de risco.

Diversas autoridades já confirmaram presença. “Convidamos toda a população para se fazer presente neste dia especial”, convidou Delmar Valansuelo, diretor da Rádio Cultura, emissora também sob a responsabilidade da AMA.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
30
Abr/13

Inglês também é com a Microlins!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
30
Abr/13

Ex-policial sofre tentativa de homicídio no centro de Barreiras

No início da tarde de ontem, segunda-feira, 29, pouco depois do meio-dia, o ex-policial militar Neivan Oliveira dos Santos, de 34 anos, foi atingido por três disparos de arma de fogo enquanto aguardava a lavagem de seu carro em um lavajato localizado na rua Marechal Deodoro, no centro de Barreiras.

De acordo com informações, o policial estava sentado em um cadeira, quando um elemento desconhecido chegou armado e anunciou o assalto. Desconfiado de que não se tratava de um assalto, o ex-policial correu e se escondeu atrás do seu veículo.

Neivan foi perseguido e baleado nas costas e na cintura. O ex-policial saiu correndo e o marginal atrás atirando.

Em entrevista ao repórter Flávio Lima, da Rádio Barreiras, o delegado Francisco Carlos de Sá, que está a frente da investigação, contou que não tem dúvidas de que o elemento foi ao local apenas para matar o ex-policial. “Estamos investigando o caso, mas não temos dúvidas de que esse vagabundo foi ao local apenas para matar o ex-policial”.

Indagado pelo repórter, se o ex-policial tinha inimigos o delegado respondeu: “Segundo ele, não. Mas nessa vida todos nós temos alguém que não gosta da gente. Ele exercia a função de cobrador, vamos investigar se há relação com o caso”.

O ex-policial passou por cirurgia no Hospital do Oeste e segundo os médicos, ele não corre risco de morte.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
30
Abr/13

Naturalmente Sofisticado!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()